domingo, 1 de março de 2009

o nosso pequeno Portugal


Se há coisas curiosas, o nosso espírito patriota/depressivo é uma delas...

Em Portugal, todos os Portugueses se queixam, de que somos pobres,porcos, muito pouco civilizados, burros, que andamos sempre pior que todos os outros, que nada é bom....(se bem que algumas poderão ser verdade, nalguns momentos...)

No Estrangeiro, quando lá estamos só ouvimos os outros dizer que sendo pobres, temos boa comida, bom clima...
e nós próprios o dizemos, lá fora a nossa comida é a melhor, o nosso clima é óptimo, sabemos receber, sabemos falar bem línguas, sabemos manter uma certa imagem de civilização e de limpeza, que afinal não somos assim tão pobres nem burros....

pois é...é muito interessante ver que quando nos confrontam com a nossa realidade nos dizemos que afinal somos muito bons....

Uma realidade que fui percebendo é que para muitos países nórdicos, ainda muitos portugueses são vistos como profundamente religiosos...(mas nao somos...pelo menos aos nossos olhos...), somos comilões...(perguntaram-me tantas vezes como é que nao somos obesos...),acham estranho (também eu) a falta de educação sexual bem como a falta de informação sobre drogas...)mas o que ainda os choca mais é a nossa falta de pontualidade(também devem achar que somos todos assim.....), outra coisa muito apontada pelos estrangeiros é o nosso sentido de cusquice...lá porque gostamos de cuscar isso não que dizer que nos metamos assim na vida das pessoas...

Mas pronto...penso que todos nós podemos parar e pensar o que temos de melhor, valoriza-lo e pensar o que temos de pior para melhorar...

Vamos deixar de lado todos os pessimismos e tentar melhorar a cada dia!!!

Tenho orgulho de ser Portuguesa(e pelo menos esforço-me por dar o meu melhor para um Portugal melhor)

Sem comentários: