sábado, 6 de junho de 2009

votar: direito ou dever?


Votação:
"Votação é um processo de decisão no qual os votantes expressam a sua opinião por meio de um voto de maneira predeterminada. Os votos são processados e a decisão é tomada segundo alguma regra particular.

A maneira mais comum de votação é aquela na qual há um conjunto com um número inteiro de opções e cada votante escolhe uma delas, ou seja, cada um vota na sua opção candidata preferida. A opção vencedora é a que receber mais votos.

Todo cidadão deve comparecer às urnas no dia do pleito, mas ele tem as opções do voto em branco e do voto nulo.

A democracia do mundo moderno, têm como premissa a existência de um corpo eleitoral periodicamente renovado e de um eleitorado composto por aqueles que têm direito de votar. Não há representação política sem eleição"
by http://pt.wikipedia.org

Democracia:
"Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos." by http://pt.wikipedia.org



Ora...
votar é um direito conquistado pelos nossos pais e avós...um dever para com os que nos deram a liberdade democrática...
Não me cabe na cabeça que ainda hoje haja gente que pense..."a mim não me apanham nas urnas", "comigo não contam eles"...Que direito têm estas pessoas de criticar quem está no poder politico se não votaram sequer? Quem não exerce o seu direito e dever de votar nada pode criticar, porque nao ajudou a escolher outros, nem mesmo demonstrou a sua frustração votando em branco, simplesmente não quer saber...não vai..depois queixa-se...

Por vezes penso que se voltássemos à ditadura aí as pessoas percebiam a importância de votar, vejam em países islâmicos, africanos, etc que apenas agora tiveram direito ao voto se votam ou não? CLARO UE VOTAM....após o 25 de Abril, dia de eleições era dia de festa, as pessoas vestiam os melhores fatos para poderem ir votar...agora...tanto faz, prefiro ficar em casa...não vou votar,...quero la saber do qu se está a passar, posso fazer o que quiser...

EU VOU VOTAR!!! e tu? exerces o teu direito e cumpres o teu dever? ou preferes ser um watcher? I'm a doer!

11 comentários:

Anónimo disse...

em quem ek vais votar?

lapiseira disse...

caso o senhor anónimo não tenha conhecimento, o voto é secreto!

Anónimo disse...

Em kem eq votaste?

lapiseira disse...

concluo que não sabe ler?

o voto é SECRETO

Anónimo disse...

secreto do latim secretus k ker dizer k se deve esconder mas depois dizer-se.

em kem ek votaste?

kual e o mal de dizer

lapiseira disse...

chama-se privacidade,

tal como nem sei quem é...o sr/a anónimo/a também não vou revelar o meu voto.

Anónimo disse...

é k votar em branco é ridículo. há 13 partidos, desde a extrema direita à extrema esquerda. passando ainda por um partido monárquico.

k escandalo!

lapiseira disse...

se me conhecesse saberia que não votaria em branco...

Anónimo disse...

é k contribuir para a eleiçao do 3º deputado do bloco também é uma parvoíce

lapiseira disse...

acha que eu sou parva e vou cair no seu jogo ate dizer em quem votei?

ESQUEÇA

PML disse...

Quanto ao 3º deputado do be (com letras bem pequeninas), não podia estar mais de acordo com o "anónimo". Só é pena ele(a) também não achar uma parvoíce continuar a insistir no K. ek? kem? kual? Usando as palavras de um dos comentários do "anónimo": "Que escândalo!" (sem k e com chapelinho no primeiro a)

Maggie vê o lado positivo: arranjaste um fã do teu blog! =p